EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163
Tipo: Artigo
Título: SHANTALA: INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZADA EM BEBÊS PREMATUROS DE BAIXO PESO
Autor(es): LEITE, Raphaella Ortega
OLIVEIRA, Priscila Daniele de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Resumo: A Shantala é uma técnica milenar composta por uma série de movimentos pelo corpo todo, que exigem atenção e domínio. Desta maneira este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da Shantala sobre o comportamento do bebê pré-termo, sobre as cólicas intestinais, dados vitais e a qualidade do sono. Para a realização deste estudo serão selecionadas 20 crianças nascidas com idade gestacional, de 28 a 34 semanas, com ausência de lesões neurológicas, peso ao nascimento inferior a 2500 gramas e idade cronológica superior a 30 dias. A amostra a ser estudada será selecionada através da análise dos prontuários dos prematuros submetidos ao teste da “Orelhinha” do ano de 2009 da Clínica Escola de Fonoaudiologia do CESUMAR. Em seguida, os bebês iniciarão o tratamento fisioterapêutico com a técnica Shantala, composto por 12 sessões, realizadas de duas vezes por semana com duração de 30 minutos. Durante as sessões, os pais serão também orientados quanto à realização da técnica em ambiente domiciliar. Após a seleção da população, será esclarecido aos pais o objetivo do estudo, solicitada a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido e aplicado um questionário semi-estruturado composto por cinco itens contendo dados relacionados à identificação da criança, avaliação clínica, comportamento do bebê e qualidade do sono. Ao término do tratamento os dados serão tabulados, sendo realizada a análise quali-quantitativa e através dos testes T Student e Correlação de Pearson. Desta forma, espera-se com o presente estudo que a técnica Shantala exerça influência sobre os dados vitais dos bebês submetidos ao tratamento quanto aos dados vitais e resultados favoráveis em relação à qualidade do sono, funcionamento intestinal e redução de cólicas.
Palavras-chave: Fisioterapia
Recém-nascido
Shantala
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6163
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphaella_Ortega_Leite.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.