EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6155
Tipo: Artigo
Título: OS CUIDADOS CRISTÃOS COM OS DEPRESSIVOS: UMA NECESSIDADE ATUAL PARA IGREJA
Autor(es): SOUZA, Rachel Gueller
MARIANO, Rubem Almeida
Resumo: Uma das situações mais aflitivas enfrentada pela sociedade é o alto índice de pessoas vítimas da depressão, considerada pela OSM a segunda doença mais preocupante para o setor da saúde. Um grande número de pessoas depressivas tem procurado ajuda nas igrejas evangélicas e sem encontrar pessoas preparadas que possam proporcionar uma ajuda eficaz, elas não permanecem, continuando adoecidas e sem conhecer a Cristo, o que torna evidente a necessidade de preparo de conselheiros para atender essa demanda. O objetivo desta pesquisa é identificar a prevalência da depressão entre evangélicos e diretrizes para solucionar o problema. Foram elaborados três questionários e aplicados para 100 pessoas. O primeiro questionário consistindo de 9 perguntas para conhecer a percepção do problema no meio cristão, o segundo questionário verificar ocorrência de fatores estressantes a nível ocupacional, familiar, saúde e emocional. E dos 100 entrevistados foram selecionadas 50 para aplicação do terceiro questionário, o inventário de Beck, visando verificar a possibilidade de ocorrência de depressão maior. Os resultados mostram que 90% afirmam conhecer o significado de depressão e 10% tem noção. 90% não conhecem os tipos de depressão e 10% tem noção. E 20% desconhecem a origem da depressão e 80% possui noção. 90% informam haver chegado pessoas depressivas em suas igrejas e 10% desconhecem a questão por não ter acesso a tais informações. E 100% demonstraram interesse em saber mais sobre o assunto. Após análise percebe-se a urgência em despertar o interesse da comunidade cristã em desenvolver seminários para permuta de conhecimentos e elaboração de material pedagógico para suporte do pastoreio e serviço de aconselhamento terapêutico para depressivos.
Palavras-chave: Depressão
Aconselhamento espiritual
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6155
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rachel_Gueller_Souza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)114.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.