EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6152
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE CONSUMO E DA DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): CAMPOS, Priscila Gonçalves
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
Resumo: Atualmente, o consumo de álcool é considerado um dos mais sérios problemas de saúde pública mundial, uma vez que esta substância ter comércio livre legalizado e é amplamente consumida pela população. Estes fatores permitem o consumo crônico de etanol o qual está associado a diversas comorbidades tais como danos hepáticos e pancreáticos, desnutrição e alterações psiquiátricas. Além disso, o uso de etanol está diretamente relacionado a problemas sociais como aumento da violência urbana em geral e acidentes de trânsitos. Embora ocorra em todas as classes sociais e diferentes faixas etárias, o consumo de etanol entre estudantes universitários está acima da média. Este fato é preocupante, pois a faixa etária desta população é baixa indicando que os universitários terão maiores chances de desenvolverem alterações fisiopatológicas relacionadas ao consumo crônico do álcool. Além disso, estes estudantes serão futuros formadores de opinião e poderão influenciar outras pessoas a também consumirem álcool. Por estes motivos, caracterizar o consumo e determinar a prevalência de dependência de álcool em universitários pode fornecer informações que auxiliem na proposição de medidas de intervenção. E foi baseado nesta justificativa que este trabalho foi proposto e terá como objetivos a determinação da prevalência do consumo e do grau de dependência de etanol em universitários, bem como a caracterização sócio-econômica e cultural deste consumo. Este estudo será realizado em um Centro Universitário localizado na cidade de Maringá-PR e que conta com aproximadamente 14.000 estudantes de graduação e pós-graduação. Deste total, serão entrevistados aproximadamente 400 estudantes escolhidos de forma aleatória nos três períodos de atividade acadêmica na instituição: matutino, vespertino e noturno. A participação dos acadêmicos ocorrerá por adesão voluntária. Os acadêmicos preencherão um questionário com questões abertas e fechadas para identificação das variáveis sócio-econômicas e culturais e caracterização do consumo ou não de etanol. Os estudantes usuários de etanol também preencherão duas escalas, CAGE e AUDIT, para verificar se há dependência da substância. Os resultados obtidos serão descritos de forma quantitativa através de frequência de distribuição percentual. A relação entre as variáveis sócio-econômicas e culturais e as frequências percentuais de uso e dependência de álcool será verificada estatisticamente pelo teste do qui-quadrado considerando como nível de significância p<0,05. Espera-se com este trabalho determinar a prevalência e dependência do etanol entre os estudantes desta instituição e identificar os possíveis fatores relacionados ao uso e dependência do álcool nesta população.
Palavras-chave: Álcool
Dependência
Universitários
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6152
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila_Goncalves_Campos.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.