EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6150
Tipo: Artigo
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): OLIVEIRA, Priscila Daniele de
CAVALARI, Nilton
OLIVEIRA, Marcia Regina Pedrini de
Resumo: De uma forma geral, os jogos acompanham nossas vidas desde os tempos mais remotos, estando presentes não só na infância, mas como em vários momentos, em vista que, desde que a criança nasce, antes de qualquer habilidade motora tornar-se concreta, ela joga. O jogo é fator de grande relevância no desenvolvimento cognitivo, social e moral dos indivíduos e é no executar do mesmo que a criança cria funções e distingue posições que pode ou não estar ocupando. Pode ser definido como uma junção de brincadeiras que envolvem regras preestabelecidas, em que seu aparecimento se dá apenas no momento em que a sociedade humana alcança um patamar de desenvolvimento, dos meios de produção, que inviabilize a integração da criança. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar e compreender a influência dos jogos, observando suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Para a concretização deste trabalho será realizado um levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas a 340 professores da rede municipal da cidade de Arapongas, constituído por 14 questionamentos referentes a nome, idade, sexo, tempo e séries de atuação, utilização do jogo e sua duração e implicações na sua ausência ou presença. Com os resultados desta pesquisa espera-se observar a contribuição do jogo na socialização através das relações com o seu eu e seu derredor, as possibilidades de crescimento pessoal, a liberação de necessidades e interesses espontaneamente, a familiarização as crianças com os novos conhecimentos e a real clareza dos professores a respeito do verdadeiro método e emprego do jogo.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Jogo
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6150
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila_Daniele_Oliveira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.