EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6144
Tipo: Artigo
Título: A TÉCNICA DO COPO COMO MÉTODO ALTERNATIVO TEMPORÁRIO AO ALEITAMENTO MATERNO: A PRÁTICA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE
Autor(es): GALEGO, Priscila Amanda Ramos
BADAN, Isabela Leal
OLIVEIRA, Kézia de
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O aleitamento materno é apontado como um fator determinante para o desenvolvimento craniofacial adequado, por promover intenso exercício da musculatura orofacial, bem como estimular favoravelmente as funções da respiração, mastigação, deglutição e fonação. O copo é o método mais comumente utilizado como método alternativo na alimentação de lactentes nas instituições hospitalares preocupadas com o estabelecimento e manutenção do aleitamento materno. Muitas vezes a técnica é realizada de forma incorreta por parte da equipe de profissionais de saúde responsável pelo cuidado dos neonatos, o que gera riscos de engasgos e aspirações. Por esse motivo notou-se a necessidade de uma observação e possível esclarecimento sobre a melhor maneira de utilização do copo na alimentação de lactentes. Esse projeto tem por objetivo identificar as técnicas utilizadas pelos profissionais da saúde para oferecer alimentação por copo, que é uma técnica simples, prática e objetiva. Os sujeitos do estudo serão 10 profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos) que atuam na maternidade de um hospital filantrópico localizado no município de Maringá – Paraná, durante o oferecimento de leite por copo a 50 lactentes a termo, sem intercorrências e em alojamento conjunto. Para a realização do estudo os materiais utilizados serão filmadora digital SONY DSC-W110, Protocolo de Observação da Técnica do Copo e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A técnica será observada durante uma mamada completa do lactente, com utilização de copo descartável para café e com o volume determinado para cada lactente por meio de prescrição médica. Além disso, cada profissional do setor será observado durante a alimentação de cinco bebês diferentes, em diferentes momentos e períodos do dia. Após a coleta de dados, será solicitado a três juízes de diferentes profissões da saúde (um enfermeiro, um fonoaudiólogo e um nutricionista) que atuam com alimentação infantil que realizem o julgamento dos vídeos a partir da técnica do copo, que será oferecido por escrito a todos os profissionais. Cada profissional deverá julgar os vídeos e preencher o Protocolo de Observação da Técnica do Copo. Em seguida, os dados serão analisados com determinação da porcentagem de concordância entre os juízes para cada aspecto observado. Serão considerados os resultados com concordância mínima de dois juízes. Finalmente, os pesquisadores proporão o desenvolvimento de uma atividade educativa teórica e prática aos profissionais, para aprimorar a técnica do copo, bem como formas de incentivo e possibilidade da prática da técnica por parte das mães. Espera-se obter informações sobre a forma que os profissionais de saúde oferecem leite por copo para recém nascidos a termo, bem como fornecer subsídios para o aprimoramento da técnica. Com isso, espera-se proporcionar maior segurança e conhecimento às mães dos lactentes para que utilizem a técnica caso necessitem.
Palavras-chave: Métodos de alimentação
Lactentes
Nutrição infantil
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6144
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila_Amanda_Ramos_Galego.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)53.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.