EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6140
Tipo: Artigo de Evento
Título: AÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE POSTURAS DE Ascia monuste orseis (LEPIDOPTERA: PIERIDAE)
Autor(es): BIERMANN, Ana Cristina Sapper
PONCIO, Sonia
ROSALINO, Pedro Krauspenhar
RIBEIRO, Leandro do Prado
DEQUECH, Sônia Thereza Bastos
Resumo: Devido à grande importância de Ascia monuste orseis (Lepidoptera: Pieridae), curuquerê-dacouve, como inseto-praga de brassicáceas, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, em condições de laboratório, a ação de extratos vegetais sobre posturas desse lepidóptero. Para tanto, foram testados extratos aquosos (a 10% v/v) extraídos de plantas com atividade inseticida: folhas de Melia azedarach L., Eucalyptus tereticornis Sm., Cedrella fissilis Vell. e Trichilia claussenii C. DC., folhas e ramos de Ateleia glazioveana Baill e Ruta graveolens L., além de pó-de-fumo (Nicotiana tabacum L.), a 10% p/v, e DalNeem®, produto comercial à base de frutos maduros de nim (Azadirachta indica A. Juss) a 1, 5 e 10% v/v. Cada extrato foi aplicado sobre 20 ovos, que foram colocados em placas de Petri, sendo utilizadas três placas por tratamento, cada uma representando uma repetição. A análise do efeito dos inseticidas botânicos aplicados sobre ovos de A. monuste orseis demonstrou que o pó-de-fumo foi o extrato que apresentou melhor atividade ovicida, seguido de DalNeem a 5 e a 10%. Destacaram-se, ainda, os extratos de DalNeem a 1%, de A. glazioveana e de E. tereticornis.
Palavras-chave: Brassicáceas
Nicotiana tabacum
Curuquerê-da-couve
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6140
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Krauspenhar_Rosalino.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)116.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.