EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6138
Tipo: Artigo de Evento
Título: PADRONIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AMPLIFICAÇÃO DA TÉCNICA rDNA 5S, PARA OBTENÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES ESPÉCIE-ESPECÍFICOS EM POPULAÇÕES DE Hypostomus spp. DO RIO IVAÍ
Autor(es): GOES, Paulo Roberto Nunes de
MONTEIRO, Mariana Augusto
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
GUEDES, Alignéia Aparecida de Souza
Resumo: Os peixes são os vertebrados mais diversificados e os de maior variação genética conhecida, com aproximadamente 20.000 espécies descritas. Os peixes de água doce são responsáveis por 20 a 25% da biodiversidade de vertebrados, no entanto, um percentual de 30 a 40% de toda a diversidade existente na ictiofauna Neotropical, não foi reconhecida. Dentro da família Loricariidae, particularmente no gênero Hypostomus spp. há uma grande similaridade morfológica entre os espécimes, o que dificulta sua identificação e o estabelecimento de relações filogenéticas entre as espécies. Na bacia do rio Paraná, incluindo o rio Ivaí, há mais de 16 espécies de Hypostomus spp. que não apresentam um consenso em relação a sua taxonomia, acarretando em estudos para uma correta identificação. As técnicas baseadas em marcadores moleculares tem sido utilizadas na identificação de espécies de peixes neotropicais, entre elas se destacando a técnica do rDNA 5S, que consiste de sequências que codificam o rRNA 5S e são separadas umas das outras por espaçadores não transcritos. Este trabalho objetivou padronizar condições ideais de amplificação da técnica rDNA 5S para obter marcadores moleculares que possam ser utilizados para a identificação de espécimes de Hypostomus spp. Foi possível realizar a amplificação de fragmentos de DNA pela técnica de rDNA 5S para Hypostomus spp., utilizando DNA em uma concentração de 5ng e em temperaturas de desnaturação de 92°C, anelamento de 40°C e extensão de 72°C. Assim esta técnica poderá ser utilizada em futuros estudos de variabilidade e polimorfismo genético desta espécie através de marcadores moleculares obtidos por esta técnica.
Palavras-chave: Biodiversidade
Identificação de espécies
Taxonomia
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6138
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Roberto_Nunes_Goes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)250.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.