EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6137
Tipo: Artigo de Evento
Título: USO DE MARCADORES MOLECULARES κ-CASEÍNA E βLACTOGLOBULINA EM PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS DE LEITE
Autor(es): GOES, Paulo Roberto Nunes de
SIMONELLI, Sandra Maria
Resumo: Os programas de melhoramento animal baseados em genética quantitativa têm conseguido ganhos elevados na seleção de características de importância econômica. Vislumbram-se, hoje, com o desenvolvimento de técnicas de genética molecular, novas possibilidades de progresso genético especialmente para características, nas quais os métodos clássicos não tem atingido o progresso esperado. Com a seleção assistida por marcadores pode-se prever os resultados que serão obtidos, uma vez que esta tecnologia emprega amostras de DNA, o que permite análises momentos após o nascimento, ou até mesmo durante a fase embrionária pré-implantação de embrião. Este trabalho, partindo da concepção de marcadores moleculares, objetiva apresentar estudos que vêm sendo feitos sobre o uso dos marcadores κcaseína e β-lactoglobulina no melhoramento genético de vacas leiteiras. Por exemplo, já se sabe que se devem selecionar animais com as variantes BB para κ-caseína e β-lactoglobulina para obter leite com maior concentração de proteína e gordura. Também devem ser selecionados animais que possuam estas variantes, caso este leite seja destinado à produção de derivados do leite como, por exemplo, o queijo. Igualmente, quem queira apenas aumentar a produção de leite, deve selecionar animais com as variantes AA da β-lactoglobulina e κ-caseína. Os produtores que desejam adotar este tipo de seleção devem levar em consideração, antes de utilizá-la, se os custos lhes trarão um retorno financeiro que justifique o uso desta técnica. Sugere-se que, para essas decisões, se avaliem as vantagens e desvantagens que o uso desta biotecnologia pode proporcionar à seleção animal.
Palavras-chave: Biotecnologia
Genética molecular
Seleção assistida por marcadores
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6137
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Roberto_Nunes_Goes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)96.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.