EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6127
Tipo: Artigo de Evento
Título: IDENTIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E EQUIPAMENTOS GERADORES DE RUÍDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Autor(es): AMADOR, Patrícia Ribeiro
GOMES, Cristiane Faccio
OLIVEIRA, Kézia de
Resumo: A presente pesquisa proposta foi elaborada na tentativa de identificar os ruídos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), pelo fato de causarem diversos problemas para as crianças hospitalizadas, em especial os neonatos. Visto que seu desenvolvimento cerebral não está completo, pode ocorrer uma maturação anormal, o que resulta em alterações nas habilidades de adaptação ao meio ambiente e descompensação que induz à instabilidade das funções fisiológicas e de seu desenvolvimento neuromotor. Lactentes prematuros recebidos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs), necessitam de cuidados especiais e de equipamentos de suporte a vida fundamentais para a sobrevivência, porem causadores de algumas alterações fisiológicas e comportamentais devido ao ambiente artificial para o desenvolvimento. Ruídos gerados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) podem gerar algumas consequências ao neonato, tais como fadiga, agitação, irritabilidade, aumento da pressão intracraniana, aumento do consumo calórico e dificuldade no ganho de peso o que dificulta o tratamento e o desenvolvimento do neonato. O objetivo do presente estudo será identificar as principais fontes de ruído em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Os sujeitos da pesquisa serão a equipe de enfermagem que é composta por um enfermeiro e duas técnicas de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Após aprovação do Comitê de Ética e da Instituição Hospitalar, a coleta será iniciada com visitas agendadas através de contato telefônico com o responsável do setor que assinará o Termo de consentimento livre e esclarecido TCLE e será comunicado sobre os objetivos da pesquisa, de acordo com a disponibilidade da equipe e do pesquisador para não gerar conflitos. Através da observação dos equipamentos e dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem no período da tarde durante uma semana, o entrevistador ira observar e registrar as informações coletadas diariamente em uma Planilha de Observação do Comportamento Natural. Esperase que os resultados obtidos nesta pesquisa venham contribuir para a redução de ruídos dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Diante dos resultados, medidas serão tomadas para sensibilizar a equipe de enfermagem a falarem e agirem suavemente. Pressupõe que os ruídos obtidos nesta pesquisa seja altamente ocorridos, como abrir e fechar a portinhola, conversas, rádios, alarmes, telefones, iluminação continua, manipulação no procedimento dentre outros devido ao habito e a demanda de procedimentos.
Palavras-chave: Enfermagem
Lactente
Ruídos
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6127
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Ribeiro_Amador.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.