EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6124
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DO MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO ARSENICUM ALBUM EM SEMENTES DE LACTUCA SATIVA SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO
Autor(es): CAVALCA, Patrícia Aparecida Mançano
MARQUES, Rosimar Maria
ZIBETTI, Ana Paula
BONATO, Carlos Moacir
Resumo: No campo as condições nem sempre são ideais para germinação. O teste de envelhecimento acelerado permite avaliar as sementes em condições semelhantes ao envelhecimento natural. Sendo assim, objetivo deste experimento foi avaliar o efeito do medicamento homeopático Arsenicum album nas dinamizações 6, 9, 12, 18 e 24CH, no vigor de sementes de alface submetidas ao envelhecimento acelerado. O teste de envelhecimento acelerado foi conduzido por 48 horas a 41ºC em câmara de crescimento (tipo B.O.D) a 20 ± 2ºC sem fotoperíodo. Após o teste de germinação foi realizado em câmara de crescimento (tipo B.O.D) a 20 ± 2ºC sem fotoperíodo. O experimento foi instalado no delineamento inteiramente casualisados com 6 tratamentos e 4 repetições. Os resultados foram analisados pela ANAVA e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. As variáveis determinadas foram: porcentagem de germinação (PG), índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz primária (CR), comprimento da parte área (CPA), comprimento total das plântulas (CTP), relação comprimento parte aérea e do sistema radicular (PACR), as massas seca da plântula (MSP). As dinamizações 6 e 18CH apresentaram menor porcentagem de germinação. O índice de velocidade de germinação (IVG) foi drasticamente reduzido nas dinamizações 18 e 24CH. As dinamizações 9, 12 e 24CH incrementaram o comprimento da raiz primária, a dinamização 18CH apresentou valor intermediário. A dinamização 24CH incrementou o comprimento da parte aérea (CPA) e comprimento total das plântulas de alface. A produção de biomassa seca das plântulas foi incrementada pelas dinamizações 6 e 18CH.
Palavras-chave: Alface
Envelhecimento acelerado
Homeopatia
Vigor
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6124
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Aparecida_Mancano_Cavalca.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)96.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.