EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6123
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELAÇÃO ENTRE ALEITAMENTO MATERNO, MODO RESPIRATÓRIO E POSTURA CORPORAL
Autor(es): ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
SILVA, Thais Regina Santana da
OSAKO, Virgínia Ayumi
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: Sabe- se que o ato de amamentar chama também atenção sobre a peculiaridade do mecanismo fisiológico da sucção, deglutição e respiração nasal, que estimula às funções primárias do bebê através da pega correta durante a amamentação. Ao ordenhar a mama, a criança mantém uma padronizada relação entre as estruturas duras e moles do aparelho estomatognático e proporciona uma adequada postura de língua e vedamento de lábios e desta maneira, é possível favorecer o desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios. A pesquisa proposta objetivou caracterizar a existência de alterações posturais encontradas em respiradores orais, oronasais e nasais. Para tanto, trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior Privada e em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia, ambas localizadas na região noroeste do Estado do Paraná. A coleta dos dados contemplou a participação de 22 sujeitos com idade entre 4 a 24 anos de ambos os sexos. Observou-se na presente pesquisa que as crianças amamentadas por período de até 6 meses apresentavam respiração nasal (60% dos casos). Ao ponderar as possíveis alterações suscetíveis relacionadas ao modo respiratório dos participantes, foi possível verificar que em 63,63%, as alterações posturais prevaleceram. Neste contexto conclui-se que o aleitamento materno exclusivo é atuante na prevenção primária de alterações no desenvolvimento do sistema estomatognático, pois envolve as musculaturas orofaciais adequadas para o crescimento harmônico facial e consequentemente a postura corporal não necessitará sofrer modificações fisiológicas para readequação anatômica no desempenhar de suas funções vitais.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Postura corporal
Sistema estomatognático
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6123
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Tiemi_Kikuti_Orita.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)86.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.