EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
Autor(es): ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
SILVA, Thais Regina Santana da
OSAKA, Virgínia Ayumi
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O tempo de aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses, além de suprir as necessidades nutricionais e imunológicas, o leite humano age favoravelmente no combate às patologias infecciosas, respiratórias e alérgicas e, desta maneira, é imprescindível para a redução da morbimortalidade infantil. Entretanto, parte-se do pressuposto de que o ato de sucção beneficia o aperfeiçoamento da musculatura orofacial, que futuramente atuará na mastigação adequada, tonificação muscular oral e padrão de respiração nasal e consequentemente, no desenvolvimento motor oral normal e estabelecimento ideal das funções do sistema estomatognático. Devido aos fatores evidenciados, a pesquisa objetivou caracterizar a relação entre aleitamento materno exclusivo e adesão de hábitos de sucção deletério em respiradores nasais, orais e oronasais. Trata- se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Privada e em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. A coleta dos dados contemplou a participação de 22 sujeitos com idade entre 4 a 24 anos de ambos os sexos. O tratamento dos dados deu- se através de transcrição e análise quantitativa, sendo estes dispostos em porcentagens de formato de frequências simples. Os resultados foram compostos por 54,54% de prevalência de respiradores com características oronasais. Na associação do período de aleitamento materno exclusivo quanto ao modo respiratório, observou-se na presente pesquisa que as crianças amamentadas por período de até 6 meses, apresentavam respiração nasal e 40% das crianças que não foram amamentadas apresentaram modo respiratório oral. Conclui-se que existem indícios de alterações do Sistema Estomatognático relacionados ao curto período de aleitamento materno exclusivo.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Respiração oral
Sistema estomatognático
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Tiemi_Kikuti_Orita.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)81.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.