EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6108
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE GENÉTICA DE ESPÉCIES DO GÊNERO Hypostomus sp. DO RIO IVAÍ, ATRAVÉS DE MARCADORES MOLECULARES ISSR
Autor(es): CASTRO, Natascha Karoline
AVANZI, Valéria Miranda
GUEDES, Alignéia Aparecida de Souza
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Resumo: Os Loricariidae, da ordem Siluriforme, constituem a segunda maior família de peixes neotropicais em número de espécies, sendo Hypostomus o gênero mais especioso. Conhecidos como cascudos, possuem ampla distribuição e diversidade biológica e são considerados animais de acentuada importância ambiental. Sua ampla variação intraespecífica na morfologia e no padrão de coloração são problemas que dificultam a identificação de espécies. Na bacia do rio Ivaí há mais de 16 espécies do gênero sem uma correta identificação, o que se torna pré-requisito fundamental para estudos ecológicos e para elaboração de estratégias de manejo para essas espécies. Este trabalho teve como objetivo caracterizar geneticamente a população de Hypostomus sp. do rio Ivaí. Foram coletados exemplares do gênero Hypostomus em pontos distintos do rio, no período de agosto de 2008 a março de 2009. De cada exemplar coletado foram retiradas amostras de tecido muscular, que posteriormente foram fixadas em álcool etílico comercial e estocadas em freezer a -20°C. A metodologia utilizada para a extração de DNA total foi baseada em fenol/clorofórmio. Cada um dos indivíduos teve seu DNA submetido à amplificação em um termociclador, que foi realizada via ISSR, com uso de primers com seqüências de microssatélites. A visualização foi feita em um transluminador sob luz UV e a análise foi realizada pelo registro dos comprimentos, em pb, das bandas produzidas. Observou-se uma baixa variabilidade genética intrapopulacional para Hypostomus sp., o que pode ser evidenciado pela baixa porcentagem de lócus polimórficos encontrados.
Palavras-chave: Hypostomus sp
ISSR
Rio Ivaí
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6108
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natascha_Karoline_Castro.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)130.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.