EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE LOCAL E SISTÊMICA “EX-VIVO” APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE UM FOTOPROTETOR
Autor(es): CRESPO, Nancy Gislaine Arruda
NAKAMURA, Celso Vataru
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinoza
Resumo: A utilização diária de um fotoprotetor é o modo empregado para a proteção efetiva contra os efeitos indesejado do sol, porém mesmo com a utilização deste produto, a incidência de câncer têm aumentado. Uma das explicações para isso poderia ser a presença de metais pesados na formulação, sua toxicidade no organismo, bem como a utilização inadequada do produto na pele. Visto isso a ANVISA recomenda que todos os produtos cosméticos antes de serem comercializados devem ser submetidos a testes de toxicidade para verificação da ausência de riscos tóxicos do produto para os usuários. Neste trabalho foi avaliada a toxicidade local e sistêmica da formulação de um protetor solar através de uma pesquisa experimental com a utilização de 28 coelhos brancos da raça Nova Zelândia, adultos, provenientes da Fazenda Experimental de Iguatemi da Universidade Estadual de Maringá com peso médio de 2,5 Kg. Estes animais foram divididos em dois grupos, grupo controle e grupo tratado que foram submetidos a tratamento por 90 dias com a aplicação tópica da formulação, diariamente, nas áreas côncavas das orelhas esquerda e aplicação de água destilada nas orelhas direita dos animais no grupo tratado. No grupo controle foi aplicado água destilada em ambas as orelhas. Após período experimental foram realizadas análises histológicas (potencial comedogênico, acantose e presença de infiltrados inflamatórios) e patológicas. Concluiu-se que o produto testado não apresentou toxicidade local nem sistêmicas significativas após a sua aplicação tópica, podendo esta formulação contribuir para o desenvolvimento de um fotoprotetor seguro e eficiente.
Palavras-chave: Fotoprotetor
Toxicidade local
Toxicidade sistêmica
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6106
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nancy_Gislaine_Arruda_Crespo.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)2.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.