EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6095
Tipo: Artigo
Título: RESPOSTAS ESTRUTURAIS DO XILEMA DE Ficus organensis MIQ. (MORACEAE) SOB DIFERENTES CONDIÇÕES EDÁFICAS DE DUAS VÁRZEAS BREJOSAS COSTEIRAS DO BRASIL MERIDIONAL
Autor(es): WEIERS, Merilluce Samara
MELO JUNIOR, João Carlos Ferreira de
Resumo: Ficus organensis é uma planta arbórea com ampla distribuição na Mata Atlântica. Este ambiente apresenta diferentes condições físico-climáticas que podem influenciar nas alterações estruturais das plantas encontradas na área de estudo. O presente trabalho visa à comparação anatômica da madeira de F. organensis Miq. (Moraceae) em dois ambientes de Mata Atlântica (várzea brejosa) de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), região sul do Brasil. Foram coletados dez espécimes de F. organensis, sendo cinco provenientes do município de São João do Sul/SC e os demais de Maquiné/RS. O lenho foi seccionado nos planos transversal, longitudinal tangencial e longitudinal radial, corados com safrablau e montados em preparações histológicas permanentes. Para a descrição e análise anatômica foram seguidas as terminologias propostas pelo International Association of Wood Anatomists (IAWA). Mensurações e fotomicrografias foram obtidas em microscópio óptico Olympus – Motic. Amostras de solo foram caracterizados quanto aos micronutrientes e macronutrientes. Variáveis foram tratadas com Teste T. Qualitativamente, a madeira revelou diferenças significativas nos dois ambientes em estudo. Sob o ponto de vista quantitativo foram encontradas alterações em quase todas as estruturas analisadas, com destaque ao diâmetro tangencial dos vasos e comprimento de vasos e fibras. As características anatômicas no lenho podem ser interpretadas como sendo o efeito da plasticidade fenotípica da espécie em resposta às condições edáficas observadas, não podendo se descartar a hipótese da influência da disponibilidade hídrica nos ambientes.
Palavras-chave: Anatomia da madeira
Ficus organensis
Várzea brejosa
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6095
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Merilluce_Samara_Weiers.pdf256.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.