EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6090
Tipo: Artigo
Título: MÚSICA E ENTREVISTA NO PROGRAMA TELEVISIVO “TOCANDO O 7”
Autor(es): MENDES, Mayara Gasparoto
FERREIRA, Lizandra Cortez Gomes
CALSAVARA, Daniela Fernanda
Resumo: O programa “Tocando o 7”, que mistura músicas e entrevistas, é veiculado quinzenalmente na Rádio Universitária Cesumar desde novembro de 2008. As duas apresentadoras do programa convidam um entrevistado por semana que escolhe as 7 músicas que marcaram sua vida. A entrevista é de caráter pessoal em cima das músicas escolhidas. O programa está em processo de reconfiguração para o meio televisivo, como proposta temática do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. Considera-se que a televisão pode criar uma aproximação diferenciada entre o entrevistado e o telespectador, reforçando a questão da identificação. O trabalho também se justifica por ser um programa no qual a música é tratada dentro de um processo de significação do sujeito. Tendo experiência com o programa há mais de seis meses na rádio, foi possível observar que as músicas escolhidas pelos convidados diziam muito sobre eles, não só pela leitura ou melodia, mas também pela contextualização social em que a música e os entrevistados estão inseridos. Na televisão, o programa terá mais ou menos o mesmo conteúdo do programa radiofônico, mas serão acrescentados alguns elementos como fotografias, vídeos e closes editados do entrevistado. O programa terá duração de 30 minutos. Inicialmente, foi pensado para ser veiculado em uma emissora por assinatura, devido à possibilidade de segmentação. A sustentação teórica metodológica será realizada com uma pesquisa baseada nos Estudos Culturais Britânicos, abordando a formação da identidade do sujeito e relacionando com a influência da música na vida das pessoas, assim como contribuições do jornalismo cultural. Entre os principais autores trabalhados dentro dessa perspectiva está Stuart Hall, que se baseia na influência do contexto social na vida do sujeito, ou seja, a formação da identidade baseada em suas memórias. Outro autor utilizado será Douglas Kellner, que possui estudos baseados na cultura da mídia. Com base nesses autores, a questão que deverá ser respondida durante o trabalho é: “como a música participa da configuração da identidade do sujeito e de que forma isso pode ser expresso por meio de um programa televisivo?”. O objetivo do trabalho é propor uma estética diferente dentro do jornalismo cultural, explorando as linguagens e técnicas que esse gênero oferece em relação à entrevista. Porém, o programa se diferencia em seu formato composto por música e entrevista de caráter, além de sua ligação com a constituição da identidade do indivíduo. O programa “Tocando o 7” será produzido após a realização da pesquisa teórica a fim de averiguar na prática o conteúdo estudado. Embasado na questão da identidade, espera-se que o trabalho possa servir como uma nova forma de jornalismo cultural, contribuindo, assim, tanto com a profissão de jornalista quanto com a sociedade no sentido de levar ao público um programa de entretenimento não convencional.
Palavras-chave: Música
Cultura
Identidade
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6090
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara_Gasparoto_Mendes.pdf51.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.