01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609
Tipo: Dissertação
Título: A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
Autor(es): BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI, Flávio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TATTO, Luiz
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento.
Palavras-chave: Expansão do ensino superior
Ciclo do conhecimento
Instituição de ensino superior privada
Financiamentos estudantis pelo governo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609
Data do documento: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA REGINA CAVALCANTE BONADIO.pdfDissertação2.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.