EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6079
Tipo: Artigo
Título: COMO ALIMENTAR LACTENTES EM ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO RETORNO AO TRABALHO MATERNO? CARACTERIZAÇÃO DO USO DE COPO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): ALVES, Maria Verônica Zakaluk
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: A amamentação natural é uma fase muito importante na vida de todo individuo. Se esta não for realizada corretamente pode trazer muitas alterações a longo prazo. Quando a chupeta e a mamadeira são inseridas no dia-a-dia do bebê, este tende a ficar ansioso, perder a auto-confiança, é privado de estímulo na área sensório motora, se desinteressa pela sucção do leite materno o que, possivelmente, gera a hipotonia da musculatura perioral e da língua, o que pode levar a uma alteração na deglutição normal e deformação da arcada dentária e palato, ocasionando mordida aberta frontal ou lateral, entre outras desarmonias da face. Um dos fatores da interrupção de aleitamento materno é o fato da mãe precisar trabalhar. Nesse caso a instituição de educação infantil, também denominada de creche, é o local em que o bebê passará a maior parte do dia após o retorno da mãe ao trabalho. Contudo, nos casos em que o bebê não pode receber a amamentação natural, existem técnicas que a substituem temporariamente. A técnica do copo é uma delas, pois evita a confusão de bicos, o desmame precoce e pode trazer benefícios próximos aos da amamentação natural. Apesar das vantagens, a utilização de copo necessita de alguns cuidados e a utilização da técnica correta. Quando é necessário que a criança vá para a creche, nem sempre os profissionais responsáveis pela alimentação da criança são capacitados para aplicar tal técnica ou então não tem disponibilidade. Portanto, este trabalho pretende coletar informações sobre as práticas alimentares preconizadas por profissionais de duas instituições de educação infantil municipais públicas para identificar os métodos de alimentação presentes e suas causas. O estudo terá como objetivo identificar os conhecimentos e práticas de funcionários responsáveis pela alimentação dos bebês em duas instituições publicas de educação infantil sobre os métodos de alimentação, uso de copo e de bicos artificiais. Através de um questionário fechado os dados serão coletados, analisados e submetidos a análise estatística para posterior elaboração do relatório final. Espera-se com esse estudo, demonstrar para a sociedade a relevância do tema e o seu papel no desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Creches
Métodos de alimentação
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6079
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Veronica_Zakaluk_Alves.pdf50.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.