EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6076
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPOSIÇÃO TAXONÔMICA E ESTRUTURA EM TAMANHO DA ASSEMBLÉIA DE PEIXES DO CÓRREGO ITYS, NO MUNICÍPIO DE MARIALVA – PR
Autor(es): ARAÚJO, Maria Isabel de
PEREIRA, Beatriz Cordioli
DELARIVA, Rosilene Luciana
Resumo: A região Neotropical abriga uma das faunas de peixes mais rica, no entanto, ainda carece de estudos sobre a ictiofauna de riachos. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento rápido das espécies de peixes em um córrego de primeira ordem no município de MarialvaPR. Para tanto, foram realizadas coletas de outubro a dezembro de 2007, utilizando-se peneiras, rede de arrasto e pesca elétrica em três pontos no córrego Itys. Os peixes coletados foram fixados em formol (10%), identificados e registrados os dados biométricos e de peso. Foram coletados 774 exemplares, pertencentes a três ordens, seis famílias e dezoito espécies, sendo que, duas das espécies capturadas (Hisonotus sp. e Hypostomus sp.), ainda não estão descritas na literatura. Em relação ao número de indivíduos, a Ordem Siluriformes foi predominante, seguido de Characiformes e Cyprinodontiformes. No entanto, em termos de biomassa, houve predomínio da Ordem Characiformes. Poecilia reticulata foi a espécie de menor tamanho (comprimento padrão=10,5mm) e Rhamdia quelen a de maior (comprimento padrão=180,3mm) , ambas predominantes no ponto 1. De forma geral, observou-se uma composição taxonômica e estrutura em tamanho, típica de ambientes de pequeno porte, porém, a estrutura física do hábitat (presença de corredeiras e poças) e as alterações antrópicas constitui fatores adicionais que estruturam essa ictiofauna.
Palavras-chave: Levantamentos
Peixes
Riachos
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6076
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Isabel_Araujo.pdf107.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.