01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/607
Tipo: Dissertação
Título: Análise do nível de implantação e alcance das práticas da gestão do conhecimento em instituição privada de ensino superior
Autor(es): BENTO, Juliana de Cassia
Primeiro Orientador: MASSUDA, Ely Mitie
metadata.dc.contributor.advisor-co1: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: A gestão do conhecimento organizacional contribui para a inovação se configurando como fonte de vantagem competitiva no contexto contemporâneo. As organizações precisam desenvolver a gestão do conhecimento investindo em liderança estratégica, infraestrutura tecnológica e organizacional, aprendizagem organizacional e cultura do conhecimento. As instituições de ensino superior privadas como foco principalmente na Educação a Distancia enquadram-se nesse contexto e buscam a implantação de práticas de Gestão do Conhecimento como diferencial competitivo. Desta forma, o maior desafio das organizações e dos gestores é fazer com que o conhecimento individual seja convertido em conhecimento organizacional. Por isso a utilização de práticas da Gestão do Conhecimento apresenta-se de maneira fundamentalmente importante no processo de identificação, conversão e disseminação do conhecimento (tácito e explícito) nas organizações. Para tanto, objetiva-se entender como é tratado esse tema dentro da organização. O procedimento metodológico utilizado para realização da pesquisa é o estudo de caso, considerando uma abordagem quantitativa dos dados, onde os resultados são apurados por meio de técnicas estatísticas de distribuição de frequência absoluta e relativa dos dados. Concluiu-se que a instituição pesquisada apresenta um nível baixo de implantação e alcance das práticas, considerando o cenário atual e o investimento em inovações.
Palavras-chave: Práticas de gestão do conhecimento
Implantação e alcance das práticas de gestão do conhecimento
Instituições de ensino superior privadas
Educação a distancia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/607
Data do documento: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA DE CASSIA BENTO.pdfDissertação1.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.