EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6067
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA EM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Autor(es): FERRAZ, Ariane Mari Feltrim
CARLET, Islayne Cristina
LAGO, Marcos Vieira do
MARTINS JUNIOR, Joaquim
Resumo: Vivemos um momento de destaque em nossa historia. Muitas pessoas portadoras de necessidades especiais têm alcançado lugares de destaque na sociedade. A luta pela aplicação dos direitos garantidos por lei e a busca pela ampliação dos mesmos tem sido a tonica do movimento das pessoas com deficiência. No mundo todo, as fases da historia das praticas sociais em relação às pessoas portadoras de necessidades especiais foram à exclusão. Estas fases se referem a todos os setores da sociedade: educação, trabalho, saúde, reabilitação, transporte, lazer, recreação, esportes, turismo, cultura, artes, religião, etc. De um modo geral e no contexto mundial, a educação saiu na frente dos demais setores. Neste sentido, muitos deles ainda não são inclusivos, ainda que já estejamos vivendo a fase da inclusão. O objetivo da Educação Física Adaptada é oferecer atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando proporcionar um desenvolvimento global dessas pessoas, tornando possível não só o reconhecimento de suas potencialidades, como também, sua integração na sociedade. Possibilitar a vivência individual e coletiva que conduz os seres humanos ao ser e estar presentes no mundo junto com os outros, respeitando-se as diferenças existentes entre todos, poderá ocorrer à medida que o envolvimento com o assunto se multiplicar e fortalecer, na perspectiva de promover a inclusão, ou seja, a conjunção de todos aceitando e respeitando as diferenças. Partindo-se de procedimentos descritivos, este estudo visa verificar as atividades físicas desportivas praticadas por portadores de necessidades especiais em escolas, academias e em outros segmentos da sociedade. A amostra será composta aproximadamente cem sujeitos, de ambos os sexos, portadores de necessidades especiais, escolhidos aleatoriamente em escolas, academias e parques de Maringá. Para a coleta de dados, será utilizado um questionário composto por questões abertas, fechadas e mistas, referentes às principais deficiências apresentadas pelos sujeitos pesquisados e às atividades físicas realizadas por ele. Essa pesquisa somente será desenvolvida após a sua aprovação pelo Comitê de Ética do Cesumar e o instrumento ser devidamente validado por especialistas na forma, metodologia e conteúdo. Os dados serão analisados a partir da frequência e das porcentagens dos resultados verificados. Espera-se que este trabalho mostre as atividades físicas desportivas que pessoas portadoras de necessidades especiais praticam e as dificuldades que estas encontram em realizar os exercícios e a lidar com o preconceito de outras pessoas.
Palavras-chave: Atividade física desportiva
Necessidades especiais
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6067
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Vieira_Lago.pdf51.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.