EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6066
Tipo: Artigo de Evento
Título: UMA PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DA FERRAMENTA S.A.Do.M (Software Artifacts Documentation and Management)
Autor(es): ASHIHARA, Marcos Mitsuo
MUCIO, Luciano Carvalho
BRANCO, José William Sakamoto Ferreira
PASCUTTI, Márcia Cristina Dadalto
YANAGA, Edna Tomie Takano
Resumo: Durante todo o processo de desenvolvimento de um software é gerada uma grande quantidade de artefatos. Os tipos de artefatos variam dependendo do processo que está sendo modelado, pois cada processo manipula informações específicas para a execução de suas atividades. Portanto, algumas das grandes e constantes preocupações no processo de desenvolvimento de um software são a documentação e o gerenciamento dos artefatos gerados ao longo do projeto. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informações do Cesumar propôs como projeto de pesquisa o desenvolvimento de uma ferramenta que ofereça suporte para a documentação e gerenciamento de artefatos de software, denominada S.A.Do.M (Software Artifacts Documentacion and Management). Um dos objetivos desse projeto de pesquisa é apresentar de forma clara e precisa a especificação da ferramenta S.A.Do.M., no que concerne a modelagem de funcionamento dos processos de software da mesma perante os diversos tipos de modelagem utilizados e conhecidos pela comunidade de Engenharia de Software. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica de algumas modelagens de software e de alguns métodos existentes, que resultou na definição dos requisitos da ferramenta, bem como na modelagem do diagrama de entidade relacionamento.
Palavras-chave: Artefatos de software
Modelagem
Processo de software
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6066
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Mitsuo_Ashihara.pdf138.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.