EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6047
Tipo: Artigo de Evento
Título: APLICAÇÕES MICROCONTROLADAS UTILIZANDO GPS
Autor(es): CONELHEIRO, Luis Thiago Panage
Resumo: A maior parte da mortalidade no trânsito é devida a imprudência do excesso de velocidade, e esta imprudência só pode ser eliminada efetuando um rigoroso controle de velocidade nos veículos em tempo real e com exatidão. Hoje em dia a fiscalização é fraca e em muitos lugares chega ser escassa, a falta de fiscalização pode ser um pouco culpa da má administração e falta de policiais e equipamentos, mas mesmo se tivesse uma administração melhor, mais policias e equipamentos seria quase impossível fiscalizar 100% ao mesmo tempo os veículos que existem hoje. Essa fiscalização e controle de 100% dos veículos ao mesmo tempo poderão ser feitos utilizando um GPS (Sistema de Posicionamento Global) e um microcontrolador trabalhando conjuntamente mas isso ainda não pode ser afirmado pois as pesquisas e experimentos não foram iniciadas (essas que serão iniciadas brevemente). Existem hoje no mercado vários modelos com variados valores. Através da pesquisa e testes poderão ser utilizados GPS e microcontrolador funcionando conjuntamente para saber se podem ser utilizados para aplicações de controle de velocidade, controle de rota, localização e segurança. Somente será possível chegar nessas conclusões efetuando pesquisa de modelos, custo beneficio de GPS’s e microcontroladores e vários testes com cada um deles e funcionando em conjunto. Com esses resultados obtidos, será possível empregar essas aplicações para diversos fins, inclusive efetuar o controle de velocidade de automóveis para reduzir os acidentes de trânsito causados pela imprudência de alta velocidade. Será possível chegar nestas conclusões avaliando esses equipamentos utilizando computadores e automóveis para obter junto com o GPS e o microcontrolador os dados com a maior precisão possível para depois fazer um levantamento de custo beneficio; funcionabilidade e aplicabilidade.
Palavras-chave: Controle
GPS
Microcontrolador
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6047
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis_Thiago_Panage_Conelheiro.pdf49.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.