EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6035
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTIMAÇÃO DOS FATORES QUE INTERFEREM DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE NOS RESULTADOS DA FECUNDAÇÃO IN VITRO (FIV)
Autor(es): ZANIBONI, Lisiane
COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
Resumo: O rebanho bovino brasileiro aumenta através da utilização de biotecnologias, essas vêm sendo amplamente utilizada para o aumento da produção animal. A Fertilização in vitro (FIV) é uma biotécnica que tem por objetivo acelerar a produção de animais geneticamente superiores. Juntamente com a inseminação artificial (IA) e transferência de embriões (TE), a (FIV) é uma técnica responsável pela intensificação do melhoramento genético dos rebanhos bovinos de leite e corte. Contudo nota-se que há vários fatores que podem interferir na produção de embriões in vitro (PIV), devido a isso o objetivo deste projeto é o de estudar os efeitos que influenciam na FIV através de dados já coletados durante o ano de 2006 ate o ano de 2009 no Centro de Biotecnologia do Cesumar (BIOTEC) e observar qual interferência desses efeitos na taxa de prenhez de vacas Nelores (doadoras) e mestiças (receptoras). Esses efeitos serão analisados separadamente em cinco etapas, onde na primeira serão estimados os efeitos das doadoras na produção de ovócitos, na segunda o efeito dos touros na qualidade a quantidade de sêmen, na terceira será analisado os efeitos mecânicos tais como a utilização ultra-som, tipo de agulha e pressão a vácuo, na quarta o efeito do laboratório relacionado com temperatura, transporte e preparação dos embriões e na quinta o efeito das receptoras sobre a taxa de prenhez. Através dessas analises pode se identificar quais as melhores formas de se realizar a fertilização in vitro, obtendo como consequências maiores índices reprodutivos. Os resultados do projeto serão demonstrados na forma de cálculos, onde as analises estatísticas serão realizados a partir da inferência Bayesiana.
Palavras-chave: Biotecnologia
Fertilização in vitro
Nelore
Produção animal
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6035
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisiane_Zaniboni.pdf50.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.