EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DE CULTURAS DE CICLO CURTO COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE ÓLEO PARA BIODIESEL
Autor(es): SUZUKI, Letícia Sayuri
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
Resumo: A inserção de oleaginosas de ciclo curto no sistema produtivo, alternativas à soja, é importante para tirar a dependência que possa existir sobre apenas uma espécie de oleaginosa, além de abrir oportunidades para a agricultura familiar, diversificar as espécies cultivadas nas lavouras e, no caso de oleaginosas que podem ser cultivadas na safrinha, ocupar um espaço de tempo ocioso que não compromete o plantio da cultura principal. Na região noroeste do Paraná,dentre as culturas de ciclo curto com potencial para se tornarem fontes de matéria-prima graxa para biodiesel, estão o cártamo, o crambe e o girassol. Neste trabalho será avaliado o potencial do crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol como alternativas de culturas de ciclo curto para a produção de óleo para biodiesel. Os objetivos são avaliar metodologias para o plantio, adubação e extração do óleo, além de se testar os efeitos de épocas de semeadura sobre teor de óleo, características agronômicas e o efeito da rotação de culturas entre essas espécies. Os experimentos serão conduzidos na Fazenda Experimental do CESUMAR e serão testadas diferentes doses de nitrogênio, com adubação mineral e organomineral; época de plantio e semeadura sobre diferentes restos culturais, sobre as características agronômicas, produtividade e teor de óleo das sementes produzidas, além de se determinar a dose econômica de adubação para essas culturas. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados esquema fatorial 2 X 4 (dois tipos de adubação X quatro dosagens), com quatro repetições, constituídas de parcelas de 20 m2 (4 x 5 m). Para a coleta de dados, serão eliminadas as duas linhas mais externas de cada bloco, bem como 0,5 m de cada extremidade das linhas centrais como bordaduras. Os resultados esperados são a obtenção de recomendações de adubação, época de plantio, rotação e manejo das culturas do crambe, girassol, nabo forrageiro e cártamo; determinação do teor de óleo das sementes das diferentes oleaginosas avaliadas, em relação à época de semeadura e adubação; e o desenvolvimento de metodologias para extração do óleo de crambe, cártamo, nabo forrageiro e girassol.
Palavras-chave: Biodiesel
Culturas de ciclo curto
Oleaginosas
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6030
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia_Sayuri_Suzuki.pdf54.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.