EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012
Tipo: Artigo de Evento
Título: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS CUIDADOS DO MAL DE ALZHEIMER
Autor(es): WATHIER, Larissa da Silva
MARATTI, Tatiana
RIBEIRO, Vanessa Antonio
NAKANO, Cavalcanti de Góes
Resumo: O mal de Alzheimer (MA) é uma doença neurológica degenerativa e irreversível que começa de forma insidiosa e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva, distúrbios comportamentais e afetivos. É responsável por mais da metade dos casos de demência em idosos. Sua prevalência aumenta com a idade, dobrando a cada cinco anos a partir dos 65 anos. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais dificuldades diárias encontradas pelas pessoas e familiares encarregados de cuidar de portadores do Mal de Alzheimer. Foi elaborado um questionário composto por 11 questões, sendo uma questão aberta e 10 objetivas, para aplicar aos cuidadores de 14 pacientes com o MA que atualmente residem em duas casas de idosos existentes em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram analisados de forma quantitativa descritiva e organizados em figuras utilizando-se o programa Microsoft Word e Microsoft Excel. A maior dificuldade encontrada pela família foi a aceitação da nova condição de vida do portador. Esse item foi citado por 46% dos entrevistados, o pouco conhecimento sobre a doença por 31% e o despreparo para encarar a doença por 23%. Ficou demonstrado que existe dificuldade na aceitação dos familiares às novas condições de vida e pouco conhecimento sobre a doença. A deambulação e os cuidados diários se destacaram como as maiores dificuldades encontradas no dia a dia necessitando de orientações, principalmente quando é desempenhado por familiares sem capacitação prévia para esse trabalho. As principais dúvidas responsáveis por tais dificuldades estão relacionadas a desinformação sobre o assunto.
Palavras-chave: Cuidador
Alzheimer
Orientação de enfermagem
CNPq: CNPq
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6012
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Silva_Wathier.pdf224.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.