EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6011
Tipo: Artigo de Evento
Título: ENFERMAGEM CESUMAR NO MUTIRÃO DE SAÚDE DE OURIZONA- PR
Autor(es): WATHIER, Larissa da Silva
ALMEIDA, Elinay Franciely Alves de
TAVARES, Janete Giuliane
THOMAZALLA, Renata
NAKANO, Lina de Góes
Resumo: Os serviços de saúde devem atentar-se ao nível primário de atenção. O Enfermeiro na atenção ao paciente e na educação sanitária; contribui para promoção, proteção e recuperação da Saúde individual e coletiva. A participação do estudante de Enfermagem em programas de Saúde Pública possibilita o desenvolvimento de uma nova mentalidade em relação ao modo de atuação profissional, favorecendo a prestação de um serviço de orientação e investigação que visa o benefício da coletividade e colabora para sua formação. Este projeto visou estimular a participação acadêmica de enfermagem em ações de saúde através da investigação e orientação com foco em alguns problemas de Saúde Pública, que afetam não só a população de Ourizona, mas também todo país. Os acadêmicos, sob orientação docente, realizaram 280 verificações de pressão arterial prestando orientações à população sobre hipertensão arterial, consequências e prevenção. Aqueles que apresentaram nível pressórico acima do valor de referência (140X90 mmHg), e que não tinham diagnostico anterior, foram encaminhados para acompanhamento médico no local. Através de uma amostra aleatória de 89 pessoas, foi constatado 66,2% hipertensos e entre estes 25,4% desconheciam o problema. Conclui-se que além dos benefícios trazidos para a comunidade, os acadêmicos de enfermagem que participaram do evento tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade da saúde pública. Ter contato direto com a população proporcionou uma experiência que servirá como base para formação profissional, tendo em vista que o contato direto do enfermeiro com o paciente. As orientações do enfermeiro são capazes não apenas de mudar hábitos, mas prevenir doenças.
Palavras-chave: Acadêmicos de enfermagem
Hipertensão arterial
Saúde pública
CNPq: CNPQ:
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6011
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Silva_Wathier.pdf422.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.