01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/601
Tipo: Dissertação
Título: A gestão do conhecimento e o desempenho dos alunos do 4º ano da AMUNPAR na prova de língua portuguesa do PEEB 2014
Autor(es): ROSSINI, Angela Aparecida Rodrigues
Primeiro Orientador: FORNO, Leticia Fleig Dal
metadata.dc.contributor.advisor-co1: PEGINO, Paulo Marcelo Ferraresi
Abstract: aprendizagem dos alunos. Considerando o processo de desenvolvimento e as características escolares individuais, tem-se que a escola é um espaço que ensina e avalia ao aluno, isto porque, nela estão envolvidas as ações, por parte do professor, de mediar à aprendizagem e também avaliar a compreensão dos alunos a respeito dos conteúdos escolares. A promoção de programas de avaliação dos alunos, com a intencionalidade de alavancar a qualidade da educação, quer no espaço da sala de aula, quer nas ações do gestor escolar, o professor, possibilita o acesso a informações que comportem soluções adequadas as realidades escolares. O Programa de Excelência da Educação Básica (PEEB) é descrito como um recurso que permite a avaliação do discente e também a produção de soluções, por ter como objetivo promover melhorias na educação básica da rede municipal de ensino nas regiões foco de sua pesquisa. Neste trabalho, buscou-se como objetivo geral, investigar a caracterização do desempenho dos alunos do 4º ano das escolas públicas da região AMUNPAR; definindo-se, assim, como os objetivos específicos: promover a Gestão do Conhecimento, a partir dos resultados de desempenho dos alunos do 4ºano; analisar os dados de uma prova de desempenho em Língua Portuguesa; e relacionar as informações de desempenho da prova PEEB com os descritores da Língua Portuguesa. A abordagem metodológica desta pesquisa foi a quantitativa, através da análise dos dados pelo método da porcentagem, com a padronização das distribuições e frequências. Neste estudo foram analisadas quinhentas e noventa e cinco provas, realizadas e aplicadas pelo PEEB, em seis municípios da região AMUNPAR, com a participação de dezesseis escolas. Os resultados obtidos indicam que os alunos do 4º ano tendem a apresentar maior dificuldade em compreender os descritores que envolvem inferir informação implícita no texto, inferir efeitos de ironia ou humor nos textos e identificar a finalidade dos textos, quando esses não são seguidos de auxílio não verbal e uma maior compreensão dos descritores que se referem a evidenciar marcas linguísticas evidentes, identificar informações explícitas no texto e identificar a finalidade dos textos, quando esses são seguidos de auxílio não verbal.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Educação
Avaliação
Descritores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/601
Data do documento: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA APARECIDA RODRIGUES ROSSINI.pdfDissertação3.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.