EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO HIGIÊNICO- SANITÁRIA E FÍSICO- ESTRUTURAL DE SUPERMERCADOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR
Autor(es): NAKANO, Loana Mayumi
BONAN, Andréa Rosada
Resumo: No início do século XIX, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil surgiu iniciativas do caráter da vigilância sanitária, que tem sua origem na denominação “polícia sanitária”. A vigilância sanitária é regulamentada pelo Sistema Único de Saúde “como um conjunto de ações competentes a eliminar, reduzir ou prevenir riscos a saúde e também de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens”. Com a promulgação da Lei nº 9.782 é criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que no âmbito do Ministério da Saúde é caracterizada como uma agência reguladora de independência administrativa; passo este muito importante para a saúde pública principalmente na área de alimentos que é onde o comércio varejista esta cada vez maior e com menor cuidado com a segurança. Para garantir a segurança dos alimentos oferecidos, é necessária a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Portanto este trabalho tem como principal objetivo fazer uma avaliação higiênico- sanitária e físico- estrutural de supermercados de médio e pequeno porte da cidade de Maringá, através de um check-list baseado na resolução nº 275 da ANVISA, para constatar o cumprimento da legislação em relação aos blocos: situação e condição da edificação, equipamentos e utensílios, funcionários nas áreas de manipulação/ venda, materiais/ produtos expostos e fluxo. Esta avaliação inicial permite levantar pontos críticos ou não conformes. Posteriormente será efetuada uma pontuação através da Ficha de Inspeção de Estabelecimentos da Área de Alimentos (FIEAA). A partir dos dados coletados pretende-se traçar ações corretivas para adequação de instalações e procedimentos que possam comprometer os alimentos e a saúde do consumidor.
Palavras-chave: Análise de de perigos e pontos críticos de controle
Boas práticas de fabricação
Supermercados
Vigilância sanitária
CNPq: CNPQ:
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6007
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laona_Mayumi_Nakano.pdf68.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.