Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/599
Tipo: | Dissertação |
Título: | Banco internacional de objetos educacionais e o ensino da matemática: possíveis contribuições que geram uma gestão do conhecimento |
Autor(es): | GALLO, Andréia Dos Santos |
Primeiro Orientador: | ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
Abstract: | Constata-se, contemporaneamente, que grande parcela das escolas públicas e particulares se depara com o uso contínuo da tecnologia; porém, muitas destas tecnologias não estão organizadas de forma colaborativa e tampouco tem um corpo docente habilitado para acompanhá-las. Assim, um espaço cujo propósito é geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimento, acaba ficando estático e sem fazer o uso de sua verdadeira finalidade. O mesmo acontece com muitos bancos de objetos de aprendizagem disponíveis na internet. Esses bancos são voltados para desenvolver importantes habilidades nos discentes, o que não ocorre por desconhecimento do professor ou por falta de habilidades para lidar com a situação. É fato que a maioria dos discentes tem especial interesse no uso de tecnologias, pois esses aparatos tecnológicos fazem parte de sua rotina. Sendo assim, o presente estudo proporciona uma análise criteriosa ao Banco Internacional de Objetos Educacionais oferecido na página do Ministério de Educação, especificamente verificando o conteúdo de matemática com relação ao que é oferecido para alunos de 5º ano do ensino fundamental que faz parte do dia a dia da pesquisadora. Essa análise parte do interesse em verificar se o conteúdo apresentado neste repositório condiz com o que é imposto pelo Currículo estabelecido pela LDB. A análise parte do propósito de saber o quanto essa base de dados de Objetos Educacionais e sua usabilidade em termos de gerar novos conhecimentos se utilizada. Nesse sentido, Savi (2011) contribui com um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais para mensurar em termos concisos os jogos e suas motivações. Será realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e tem como estratégia, a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstraram que é preciso fazer um planejamento com respeito ao que será utilizado do BIOE para a construção do conhecimento e verificar se esse recurso de ensino-aprendizagem é utilizado por professores e alunos. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Banco internacional de objetos educacionais Currículo Modelo de avaliação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/599 |
Data do documento: | 15-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉIA DOS SANTOS GALLO.pdf | Dissertação | 4.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.