01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5988
Tipo: Dissertação
Título: Entre o perfil e os significados da violência doméstica contra a criança: a realidade do atendimento em saúde e as representações dos agentes comunitários
Autor(es): FERREIRA, Sérgio Murilo
Primeiro Orientador: MILANI, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BENNEMANN, Rose Mari
metadata.dc.contributor.referee1: LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: PAULA, Ercilia Maria Angeli de
Resumo: A Atenção Básica em saúde tem um grande potencial para atuar no enfrentamento da violência doméstica, graças à figura do agente comunitário de saúde, profissional responsável pela manutenção do elo entre os serviços de saúde e a população a ser atendida. No entanto, existem também atravessamentos que se interpõem na atuação da Atenção Básica no combate à violência doméstica contra a criança. A falta de treinamento para lidar com casos dessa complexidade, o medo das repercussões que tais casos podem gerar ou mesmo a permanência de representações sociais que favoreçam uma postura complacente em relação ao problema são alguns dos atravessamentos. Nesse sentido, a presente pesquisa avaliou a cobertura da Atenção Básica em saúde no enfrentamento da violência doméstica em uma cidade do interior do Paraná. Este trabalho foi efetuado mediante dois procedimentos: no primeiro, realizou-se um estudo do histórico dos atendimentos em saúde de crianças que sofreram violência doméstica; no segundo, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas às agentes comunitárias de saúde do município. O conteúdo dessas entrevistas foi avaliado a partir da Teoria das Representações Sociais. Foi constatada a dificuldade dos profissionais de saúde do município em reconhecer situações de violência. Percebe-se que a maior parte das crianças que estão sob situação de violência tem pouco contato com os profissionais de saúde, além disso a permanência de significados ligados a valores tradicionais reforça a manutenção de uma postura de negligência em relação à violência doméstica contra crianças. A promoção de uma cultura de paz pode ser uma alternativa no enfretamento deste problema.
Palavras-chave: Violência doméstica contra a criança
Atenção básica
Agente de saúde
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5988
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERGIO MURILO FERREIRA.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.