01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5979
Tipo: Dissertação
Título: Distúrbios cognitivos, estado nutricional e risco para doenças cardiovasculares em idosos residentes na cidade de Porto Rico - PR
Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Maria de
Primeiro Orientador: BENNEMANN, Rose Mari
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
metadata.dc.contributor.referee1: MILANI, Rute Grossi
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Eraldo Schunk
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de distúrbios cognitivos, estado nutricional e risco para doenças cardiovasculares em idosos residentes da Cidade de Porto Rico-PR. A capacidade cognitiva foi avaliada por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM); o estado nutricional foi avaliado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e o risco para doenças cardiovasculares, pela medida da Circunferência da Cintura (CC) e Relação Cintura Quadril (RCQ). Fizeram parte deste estudo 180 idosos. Desses, 61,11% eram do sexo feminino. A perda da capacidade cognitiva foi superior no sexo feminino, correspondendo a 64,96% das mulheres e no grupo etário dos 60 a 69 anos (52,55%). Em relação ao estado nutricional,46,72% e 44,19% dos idosos com distúrbio cognitivo e sem distúrbio cognitivo, respectivamente, foram classificados com excesso de peso. Já em relação ao risco para doenças cardiovasculares, 131 (72,78%) apresentaram risco pela RCQ e 18,89% e 58,33% apresentaram risco elevado e muito elevado, respectivamente, pela CC. Associação estatisticamente significativa foi verificada entre capacidade cognitiva e sexo (p=0,0442). Os resultados deste estudo sugerem o acompanhamento dos idosos pelos profissionais da saúde afim de que problemas cognitivos, nutricionais e cardiovasculares sejam identificados precocemente, possibilitando, assim, ações que promovam melhoria na qualidade de vida, de modo a garantir a permanência destes no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade.
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Estado nutricional
Cognição
Idoso
Promoção da saúde
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Promoção da Saúde (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5979
Data do documento: 17-Nov-2016
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA MARIA DE OLIVEIRA.pdf695.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.