01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5963
Tipo: Dissertação
Título: Inovação e transferência de conhecimento em pequenas empresas da saúde no âmbito do programa agentes locais de inovação
Autor(es): LEITÃO , Hertha Almeida
Primeiro Orientador: MACHADO, Hilka Pelizza Vier
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MACUCH , Regiane da Silva
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo de transferência do conhecimento por Agentes Locais de Inovação para pequenas empresas do Setor da Saúde no âmbito do Programa Agentes Locais de Inovação – ALI e identificar possíveis efeitos deste processo sobre a inovação nas referidas empresas. A metodologia da pesquisa segue uma perspectiva qualitativa e descritiva. Como método de pesquisa, foi o estudo de caso. Os dados primários foram entrevistas semiestruturadas, com os sujeitos envolvidos no Programa ALI do setor saúde em Maringá pertencentes e vinculados ao SEBRAE/Maringá e empresas da saúde participantes do referido Programa. A análise de dados foi realizada pela análise de conteúdo e documental. Os resultados mostraram que as técnicas e ferramentas utilizadas para transferência de conhecimento e inovação foram: a ferramenta do Radar da Inovação, PDCA, Mapeamento de Processo, Orientação, Eventos, Benchmarking e Pesquisa de Satisfação dos Clientes, com foco no planejamento das ações para melhoria da gestão das empresas, no monitoramento das ações que estavam sendo executadas e no novo diagnóstico. Entre as práticas utilizadas estão: Missão Técnica para o Canadá em 2014; CONINGIS em 2015; Conferência da Saúde em 2016, 2017 e 2018; Cursos de Programas de Qualidade; palestras com consultores especializados na área de saúde; disponibilização de consultorias para as empresas; encontros e reuniões para troca conhecimento e experiências entre colegas de profissão e profissionais especializados da área. Estas tiveram o suporte do Programa Saúde em Maringá e apoio de instituições públicas e privadas. Pode-se afirmar que as referidas empresas conseguiram inovações incrementais, com mudanças em seus processos de gestão e melhorias no atendimento aos clientes.
Palavras-chave: Transferência de conhecimento
Transferência de tecnologia
Pequena empresa
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5963
Data do documento: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HERTHA ALMEIDA LEITÃO.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.