01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5959
Tipo: Dissertação
Título: A sala de aula invertida e práticas de gestão do conhecimento: o planejamento de aulas para um curso de graduação presencial
Autor(es): FIORINI, Daniela Bissoli
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Iara Carnevale de
Resumo: A educação superior tem passado por um processo de ressignificação de seus processos pedagógicos. Assim, muito se tem pensado na mudança da concepção tradicional de ensino para o desenvolvimento de práticas mais reflexivas e problematizadoras, dando-se destaque para as metodologias ativas, as quais permitem uma aprendizagem fortalecedora da prática profissional dos alunos. Nesse sentido, a presente dissertação vem apresentar resultados de pesquisa, cujo objetivo é verificar como as práticas da Gestão do Conhecimento podem ser utilizadas em aplicações da metodologia da Sala de Aula Invertida no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação presenciais. Inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica exploratória para, posteriormente, realizar Pesquisa-ação Participativa do planejamento de um conteúdo de disciplina para um curso presencial, com base nas práticas de Gestão do Conhecimento. Após, foi feita a validação desse planejamento, prevendo abordagem qualitativa por meio da aplicação de questionário para alunos envolvidos em um conteúdo específico da disciplina em questão. Além disto, foi também feita análise documental do registro das aulas dos professores, de forma a validar a facilidade/dificuldade em seguir o planejamento. Como resultado, esta dissertação propõe um modelo de sala de aula invertida, associado às práticas de gestão do conhecimento, que possa favorecer o planejamento de disciplinas e cursos de Instituições de Educação Superior que pretendam a utilização de metodologias ativas.
Palavras-chave: Sala de aula invertida
Práticas de gestão do conhecimento
Planejamento de aulas
CNPq: CNPQ::INTERDISCIPLINAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
metadata.dc.publisher.program: Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5959
Data do documento: 2-Mai-2019
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA BISSOLI.pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.