EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5932
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO SOLO E NA ÁGUA
Autor(es): TOLDO, Karine Franciele
BARROCA, Juliana Barbosa
PALÁCIO, Siméia Gaspar
FACCI, Ligia Maria
Abstract: A doença de Parkinson é uma afecção crônica, levando ao aparecimento de sinais e sintomas, que prejudicam a qualidade de vida do portador como tremores, rigidez muscular, bradicinesia. Tanto a cinesioterapia como a hidroterapia são modalidades terapêuticas efetivas para o tratamento dos pacientes com doença de Parkinson. No entanto, ainda não há um consenso sobre quais destas alternativas seja mais eficaz para o tratamento da doença. Sendo assim, este estudo tem por objetivo comparar os efeitos dos tratamentos fisioterapêuticos na piscina aquecida e no solo em relação à qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson. A amostra constou de 10 pacientes com idade de 45 a 65 anos, deambuladores, com bom nível de compreensão, sem deformidades instaladas e que não apresentavam incontinência urinária e/ou fecal. Para avaliação utilizou-se o Pad-Test, e o questionário de qualidade de vida SF-36. Após a avaliação os indivíduos foram distribuídos em dois grupos, sendo que um deles recebeu o tratamento no solo e o outro na água, com 5 participantes cada grupo. Os atendimentos totalizaram 20 sessões de fisioterapia, com duração de 45 minutos, utilizando o método Isostretching. Ao final do tratamento pode-se observar uma melhora geral na qualidade de vida dos pacientes. Analisando-se os grupos de tratamento não se pode concluir qual o grupo, solo ou água, obteve melhor resultado quando a qualidade de vida entre o pré e o pós tratamento, pois cada grupo foi melhor em quatro das oito dimensões do questionário de qualidade de vida SF-36. Conclui-se que o tratamento fisioterapeutico proposto pela pesquisa seja no solo ou na água apresentou eficácia na melhora da qualidade de vida dos pacientes no geral.
Palavras-chave: Cinesioterapia
Doença de Parkinson
Fisioterapia
Hidroterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5932
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karine_francieli_toldo3.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)136.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.