EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5926
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DO ISOSTRETCHING NA DOR E DEPRESSÃO NA DOENÇA DE PARKINSON: ESTUDO DE CASO
Autor(es): CASOTTI, Karen Cristina de Carvalho
KOGA, Mariana Miie Pecoraro
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: A doença de Parkinson é uma afecção neurodegenerativa primária crônica, de causa desconhecida que se desenvolve quando neurônios da substância negra morrem ou tornam-se não funcionantes, sendo caracterizada por uma tríade clássica de eventos motores que incluem: rigidez, bradicinesia e tremores em repouso. Os sintomas consistem em sensação de cansaço ou mal estar, dificuldade na fala, tremor em repouso, rigidez, bradicinesia, alteração da marcha fraqueza, fadiga e alterações posturais. A medida que a doença progride, outros sintomas aparecem, estando entre eles, distúrbios do sono, cognitivos, respiratórios, lapsos de memória, dores musculares, dificuldade de concentração, irritabilidade e câimbras de membros inferiores. Como não existe cura para a patologia, o tratamento fisioterapêutico visa melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizando e retardando a ocorrência de complicações. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Isostreching em relação à dor e depressão em uma paciente com doença de Parkinson. Para a realização do trabalho foi selecionada uma paciente aleatoriamente com diagnóstico de doença de Parkinson de 45 a 65 anos, deambuladora, com bom nível de compreensão, sem deformidades instaladas. Após a seleção da paciente foi explicada a finalidade da pesquisa e solicitada a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Na seqüência, foram aplicados, a Escala Visual Analógica – EVA e a Escala de depressão geriátrica. Os resultados indicaram que houve uma melhora da dor, passando de moderada para leve, enquanto em relação à depressão, a mesma foi classificada como média ao início do tratamento e se normalizou ao término do mesmo.
Palavras-chave: Fisioterapia
Doença de Parkinson
Neurologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5926
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karen_cristina_carvalho_casotti.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)69.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.