EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5906
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
Autor(es): BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FRANCO, Hélio Henrique Soares
TORMENA, Cássio Antônio
Abstract: A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves no sistema plantio direto (SPD). O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um moderno indicador da compactação do solo por considerar os limites de potencial da água no solo, a aeração e a resistência do solo à penetração (RP) limitanes ao desenvolvimento das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o IHO e a densidade relativa (DR) em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado em SPD por 30 anos com rotação de culturas. O experimento foi conduzido no município de Maringá, PR. Foram obtidas 36 amostras indeformadas na camada de 0 - 10 cm, as quais foram utilizadas para determinar a curva de retenção de água no solo, a curva de resistência do solo à penetração e a densidade do solo (Ds). As amostras foram coletadas na linha, entrelinha e posição intermediária a linha e entrelinha de cultivo. A DR foi obtida pela razão entre a Ds e a densidade máxima obtida no ensaio de Proctor. Também foi calculada a densidade do solo crítica (Dsc), ou Ds em que o IHO=0. Os resultados indicam que a RP foi a variável que mais contribuiu para a redução do IHO com o aumento da Ds. O valor de Dsc foi de 1,31 Mg m-3, equivalente a DR de 86%. Cerca de 6% das amostras apresentaram Ds acima da Dsc, indicando boa qualidade física do solo da área cultivada em sistema plantio direto.
Palavras-chave: Densidade do solo
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5906
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edner_betioli_junior3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)130.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.