EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5904
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA CURVA E GRAU DE COMPACTAÇÃO DE UM LATOSSOLO
Autor(es): BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
TORMENA, Cássio Antônio
FRANCO, Hélio Henrique Soares
SERRANO, Marlon Julian Castañeda
Abstract: A susceptibilidade dos solos à compactação pode ser avaliada através do ensaio de Proctor, que relaciona, para uma mesma energia aplicada, a densidade do solo (Ds) obtida e sua respectiva umidade (U) no momento da compactação. Com os valores de Ds em função de U, obtém-se a curva de compactação do solo, da qual é possível calcular a umidade crítica do solo à compactação (Uc) e sua densidade máxima (Dmax). O grau de compactação (GC), compreendido pela razão entre a Ds e a Dmax, constitui-se em uma importante ferramenta para o diagnóstico do estado de compactação de um solo. Valores de GC de 86 – 91% são apontados como ótimos ao desenvolvimento das culturas. Os objetivos deste estudo foram obter as curvas de compactação a partir da metodologia de Proctor e determinar o GC de diferentes sistemas de manejo. As amostragens foram realizadas na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR. Foram selecionadas três áreas contíguas que consistiram dos tratamentos: mata nativa (mata); sistema de pousio com gramínea (pousio) e área de cultivo com culturas e preparo convencional do solo (cultivo). As Dmax variaram de 1,77 a 1,87 Mg dm-3 e os tratamentos pousio e cultivo apresentaram 56 e 100% dos valores de GC maiores que a faixa considerada ideal, respectivamente, evidenciando a redução da qualidade física do solo causada por esses sistemas de manejo.
Palavras-chave: Densidade máxima do solo
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5904
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edner_betioli_junior1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)133.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.