EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5880
Tipo: Artigo
Título: MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
Autor(es): NEGRI, Jaquelyne
DIAS, Carla Bompiani d’Ancora
RIGOLON, Luiz Paulo
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
EMANUELLI, Isabele Picada
LOURENÇO, Fábio José
SEKO, Milena Brandão
Abstract: O experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC), localizado no município de Maringá. O devido experimento teve como objetivo a produção de embriões in vitro de ovinos usando meio de transporte, maturação, capacitação, fertilização e cultivo utilizados para bovinos. Para isto, foram realizadas aspirações foliculares em dez ovelhas de raça SRD de 2 a 3 anos escolhidas aleatoriamente com peso aproximado de 40 kg cada animal e com OPG dentro da normalidade. Após a seleção das ovelhas foi colocado um implante de Progesterona (CIDR) no dia que denominamos (D0), oito dias após (D8) foi aplicado 200 UI de Pluset, 250 UI de eCG mais 0,5 ml de PGF2alfa e 10 dias após o implante, os animais ficaram em jejum alimentar e hídrico por 24 e 12 horas respectivamente e no dia seguinte (D10) por meio cirúrgico, foram aspirados os dois ovários com bomba de vácuo WTA com pressão de 600 mm de mercúrio, sendo recuperado um número de 79 oócitos, numa média de 7,9 oócitos por ovelha, em seguida foram colocados em meio MIV-T a 38,5oC e depois maturados. Após 22-24 horas foram fecundados, sendo obtido somente um embrião de 4 células. A PIV de embriões ovinos possui um grande potencial para ser desenvolvida em direção à produção em larga escala. No entanto, as etapas da produção de embriões in vitro quando usados meios destinados a produção de embriões in vitro para bovinos, ainda mostra-se como o principal entrave, necessitando de maiores estudos.
Palavras-chave: Aspiração folicular
Embriões
Oócitos
Ovinos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5880
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaquelyne_negri.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.