EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5877
Tipo: Artigo
Título: ATENDIMENTO DE IDOSOS HIPERTENSOS EM REDE PÚBLICA DE SAÚDE, KALORÉ, PARANÁ, 2008
Autor(es): AMADEI, Janete Lane
SILVA, karla Jucoskin da
Abstract: O aumento da população idosa está mudando a característica da população mundial provocando inversão nas características epidemiológicas com o aumento das doenças crônico-degenerativas inerentes a esta faixa etária. Com objetivo de caracterizar incidência de hipertensão arterial, tratamento medicamentoso e estilo de vida de idosos atendidos na rede pública, foi realizada análise descritiva da população idosa hipertensa em Kaloré – Paraná. Os dados foram obtidos em fichas de cadastro de família para seleção dos idosos que foram abordados nas residências. Obteve-se que no município, 59,40% dos idosos são hipertensos, 57,40% sexo feminino; em tratamento para hipertensão (99,30%) em terapia combinada (73,70%). Hábitos de vida observados: controle na alimentação (91,70%), não consumo de bebidas alcoólicas (89,90%), não tabagismo (87,50%) e prática de exercícios físicos (30,60%). Conclui-se que o município oferece bom suporte para a saúde dos idosos: atendimento com prescrição de medicamentos, fornecimento de medicamentos, orientação sobre hábitos de vida saudável para diminuir as complicações da patologia; boa cobertura quanto à distribuição de medicamentos anti-hipertensivos favorecendo as terapias prescritas e incentivando a adesão ao tratamento.
Palavras-chave: Idosos
Hipertensão
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5877
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janete_lane_amadei2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)95.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.