EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5868
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO DA CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA DE GESTANTES E SEUS HÁBITOS ALIMENTARES E POSSÍVEL INFLUÊNCIA NO PESO AO NASCER
Autor(es): BRUNO, Izabelle Rodrigues
FELIX, Rita de Cássia
SALADO, Gersislei Antonia
Abstract: O estado nutricional materno influencia nas condições do recém-nato, portanto a gestante deve ter cuidado especial com sua alimentação, pois uma alimentação equilibrada irá contribuir para que o concepto seja saudável. O objetivo do estudo foi avaliar a condição sócio econômica, hábitos alimentares de gestantes e sua possível influencia no peso do recém nato. Foram aplicados dois questionários referentes a condição sócio econômica e freqüência alimentar em gestantes entre 15 e 41 anos, que estivessem entre o 3º e 7º mês de gestação e que frequentavam duas instituições que fazem acompanhamento pré-natal, em uma cidade da região norte do Paraná. Além dos questionários, foi aferido o peso e a estatura das gestantes, para avaliar o estado nutricional. Após o nascimento da criança, o peso foi informado pela mãe ou responsável, por contato telefônico. Os resultados demonstraram que não houve significância estatística entre o estado nutricional do recém nato com a renda familiar, em relação ao estado nutricional materno, verificou-se correlação estatística, pois gestantes com baixo peso ou sobrepeso, tiveram maiores índices de bebês com peso de nascimento inadequado. Verificou-se que na correlação entre a idade materna e peso do bebê, houve significância estatística, pois gestantes adolescentes apresentaram 13,3 % de bebês com baixo peso de nascimento, enquanto em gestantes adultas não se observou nenhuma criança com baixo peso ao nascer. Ações de educação e orientação nutricional são necessárias, pois uma alimentação adequada poderá prevenir a ocorrência de nascimento de bebês com peso inadequado.
Palavras-chave: Baixo peso ao nascer
Gestantes
Hábitos alimentares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5868
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
izabelle_rodrigues_bruno.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)87.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.