EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5858
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO TELHADO ECOLÓGICO COM PLANTAS VERDES NO CONFORTO AMBIENTAL
Autor(es): LIMA, Igor Grecco de
BARROCA, Bruna Barbosa
D´OLIVEIRA, Pérsio Sandir
Abstract: O presente projeto tem o objetivo de produzir, qualificar e avaliar o comportamento de um telhado verde na região de Maringá – Paraná com o intuito de melhoria na qualidade de vida e diminuição do impacto ambiental. O telhado ecológico, além de ser um diferencial estético (visual paisagístico em um espaço antes inutilizável), proporciona ao homem reações psicologicamente positivas, através de espaços naturais verdes, opondo-se à aridez do concreto e do asfalto, aumentando o senso de comunidade; garante grande poder de isolação térmica no inverno e arrefecimento por evapotranspiração das plantas no verão, diminuindo sensivelmente os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes; isolamento acústico; retém a água da chuva em seu substrato impedindo que os poluentes da chuva se incorporem ao pluvial através da ação filtrante dos substratos e raízes; age como um filtro, retendo as impurezas do ar urbano, reduz o calor urbano gerado pelo reflexo dos raios infravermelhos comuns em áreas asfaltadas e grandes massas de concreto. Pretende-se para tanto trabalhar com a construção de um telhado verde, implantando técnicas de sistema estrutural (construção da laje 2 m. x 2 m. com inclinação de 3% e colocação de impermeabilizantes) e ecológica (seleção e desenvolvimento de plantas adequadas para tal experimento). Espera-se demonstrar a eficiência térmica, comparando o telhado verde com um telhado convencional com a utilização de um termômetro, analisando a viabilidade do telhado quanto à eficiência, prática e sustentabilidade ecológica. Diante da maior consciência ambiental, aliada à maior exigência do consumidor, o telhado verde pode ser considerado como uma medida sustentável, especialmente nas cidades dos países tropicais.
Palavras-chave: Arquitetura e urbanismo
Sustentabilidade
Telhado verde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5858
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_grecco_lima.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)124.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.