EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5852
Tipo: Artigo
Título: CULTIVO E AVALIAÇÃO DO TEOR PROTEICO DAS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA
Autor(es): GUIMARÃES, Hudson Efrain Theodoro
BARROS, Kellen Nobre de
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
PATRONI, Sandra Magda Sanches
Abstract: Alguns estudos realizados sobre cultivos de plantas mostraram que, quando a planta é cultivada em soluções nutritivas com diferentes níveis de potássio e nitrogênio, apresenta variação na quantidade e concentração de substâncias produzidas. A Pereskia aculeata é uma planta muito rica em proteínas essenciais e pouco estudada cientificamente, podendo ser utilizada, por exemplo, para combater a desnutrição, bem como para o uso veterinário, servindo de alimento para o gado e outros animais. É uma trepadeira arbustiva, conhecida popularmente como ora-pro-nobis, pertencente à família Cactaceae. Pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul, sendo considerada uma planta rústica e persistente que se desenvolve em diferentes tipos de solo. Não é exigente em fertilidade, pois se adapta em locais onde haja luz plena. Popularmente suas folhas, além de serem usadas como fonte de proteínas, também são utilizadas como emoliente, onde seus frutos são utilizados como expectorante e antissifilítico. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes composições de solos na produção de proteínas em Pereskia aculeata. A quantificação do teor protéico de Pereskia aculeata foi desenvolvida pelo método de Kjeldahl, onde se relacionou o cultivo da planta em diferentes tipos de solos. Na determinação de proteína bruta das folhas de P. aculeata pelo método de Kjeldahl foram encontrados em diferentes tipos de solos T1, T2 e T3 um percentual de 4,16%, 4,23% e 3,71%, respectivamente. Os diferentes tratamentos do solo não influenciaram muito no teor de proteínas metabolizadas pela planta em estudo.
Palavras-chave: Adubação
Pereskia aculeata
Análise nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5852
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hudson_efrain_theodoro_guimaraes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)132.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.