EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5836
Tipo: Artigo
Título: MELHORAMENTO DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
Autor(es): SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
MILANI, Klayton Flávio
FERREIRA, Fernando Rafael Alves
BRESCANSIN, Mariana Gomes
Abstract: Minimilho, também conhecido por “baby corn”, é o milho cujas espigas ou espiguetas, popularmente denominadas "bonecas", são colhidas ainda jovens, antes da fertilização dos grãos, para serem consumidas na forma de conservas ou in natura. O objetivo deste trabalho foi avaliar as capacidades combinatórias de linhagens e híbridos de milho-pipoca com características para produção de minimilho, sendo realizado um cruzamento dialélico. Foram obtidos 25 híbridos simples originados dos cruzamentos de cinco linhagens derivadas do genótipo Zaeli com cinco linhagens extraídas do híbrido simples modificado IAC 112. As características avaliadas foram: diâmetro, comprimento, massa e rendimento das espigas com palha e sem palha. Os resultados obtidos permitiram concluir que: as linhagens 2 e 5 do Grupo I-Zaeli e as linhagens 1, 3 e 5 do Grupo II-IAC 112 devem ser indicadas para o melhoramento intrapopulacional. As combinações híbridas 1-Zaelix5-IAC 112, 3x3 e 5-Zaelix2-IAC 112 devem ser indicadas para o melhoramento interpopulacional.
Palavras-chave: composição física
Híbridos simples
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5836
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gilberto_barbosa_sandoval_junior.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)118.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.