EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5819
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE ANTRACOLÓGICA DE UMA FOGUEIRA PALEOÍNDIA DO BRASIL CENTRAL: UM OLHAR SOBRE O USO PRÉ-HISTÓRICO DE RECURSOS FLORESTAIS
Autor(es): ANDREACCI, Fernando
MELO JÚNIOR, João Carlos Ferreira de
Abstract: Antracologia é uma disciplina baseada no estudo e interpretação de carvões encontrados dispersos ou concentrados nos sedimentos arqueológicos. Os carvões concentrados tem geralmente sua origem de fogueiras utilizadas para o preparo de alimentos ou atividades especializadas. A qualidade do carvão vegetal está intimamente associada às propriedades físicas e químicas presentes em sua estrutura anatômica. Sendo assim, esse trabalho visou identificar as espécies florestais que compunham os restos de uma fogueira paleoíndia presente no sítio arqueológico Lapa do Santo – MG, assim como relacionar a qualidade do carvão vegetal gerado por essas espécies. Os carvões foram recuperados a partir da flotação de 5 litros de sedimentos obtidos da quadra arqueológica, sua estrutura anatômica foi analisada em microscópio de luz refletida e a identificação taxonômica foi feita mediante as comparações entre anatomia dos carvões com uma coleção de referência de lenho atual carbonizado e bibliografias. A anatomia dos carvões permitiu a identificação de 3 espécies: Aspidosperma nitidum (Apocynaceae), Dalbergia miscolobium (Leguminosae) e Stryphnodendron adstringens (Leguminosae). O alto teor de lignina e a densidade básica não muito elevada das madeiras dessas espécies sugerem a produção de carvões de boa qualidade com uma queima lenta e de fácil ignescência, próprias para a cocção de alimentos, principalmente de maneira rudimentar.
Palavras-chave: Antracologia
Carvão concentrado
Qualidade do carvão vegetal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5819
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernando_andreacci.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)388.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.