EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5789
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO ADICIONAL DO ALMOÇO SERVIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE MARINGÁ-PR
Autor(es): KOEHNLEIN, Eloá Angélica
CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
Abstract: A hipertensão arterial é considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Para seu tratamento e prevenção, uma das estratégias é a redução do consumo de sódio. O objetivo do presente estudo foi avaliar o teor de sódio das refeições servidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). A pesquisa foi realizada no mês de julho de 2006, sendo que foi avaliado o teor de sódio do almoço durante uma semana. Posteriormente, calculou-se a média do teor de sódio presente nas refeições servidas e dividiu-se pelo número de comensais, obtendo o teor de sódio per capita. A quantidade total de sódio da refeição, sendo a carne o prato principal, foi de 2192,26 mg. Quando o prato principal era frango, o teor de sódio da refeição foi de 2286,35mg. Segundo as Dietary References Intakes (DRIs) 2002, a ingestão diária de sódio recomendada é de 1500mg, podendo atingir no máximo 2300mg sem que haja riscos de efeitos adversos. Portanto, foi possível observar que a quantidade ingerida pelos comensais em apenas uma refeição atinge a recomendação diária. Este dado permite inferir que a ingestão diária total excede substancialmente a quantidade recomendada.
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Consumo de sódio
Unidade de Alimentação
Nutrição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5789
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eloa_angelica_koehnlein.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)101.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.