01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5737
Tipo: TCC
Título: Análise de sistema de injeção eletrônica de combustível em motor a combustão de quatro tempos
Autor(es): MILLIATI, Alexandre
Primeiro Orientador: MAGAN,Murillo
Abstract: A indústria automotiva nas últimas décadas tem investido no desenvolvimento tecnológico de motores, visando melhorar a eficiência energética e diminuir a emissão de poluentes, a fim de atender às legislações que determinam a quantidade máxima permitida de gases tóxicos. Para alcançar esses objetivos, a implantação de sistemas eletrônicos para o controle do motor se fez necessário, pois a eletrônica possibilita controlar diversas variáveis do motor aumentado exponencialmente o rendimento do motor. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a dinâmica presente nos motores de combustão interna de quatro tempos, os sinais elétricos necessários para obter leituras do funcionamento e assim fazer o controle eletrônicos dos atuadores. O trabalho apresenta o processo de análise dos sinais elétricos e os meios de controle necessários para um sistema real. Foi desenvolvido um hardware e utilizado um firmware de plataforma aberta (Bowling and Grippo) para o controle eletrônico do motor. São mostrados os modelos matemáticos que definem as estratégias de controle, montado e implementado em um motor de oito cilindros.
Palavras-chave: Controle eletrônico de motores
Mistura ar combustível
Injeção eletrônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Milliati, Alexandre. Análise de sistema de injeção eletrônica de combustível em motor a combustão de quatro tempos. 2018. 75f. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas Tecnológicas e Agrárias da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5737
Data do documento: 10-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMilliati, Alexandre3.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.