EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DO GESTOR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE MEDICINA
Autor(es): AVANZI, Valéria Miranda
IDERIHAL, Nilce Marzolla
Abstract: Frente às Diretrizes Curriculares Nacionais, várias escolas médicas estão sendo estimuladas a implantarem em seus currículos, metodologias ativas de ensino aprendizagem. No entanto, para que isto ocorra de forma efetiva há necessidade de profissionais qualificados, na sua gestão. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do gestor (coordenador de curso ou diretor de faculdade de medicina) quanto à gestão, frente à implantação de currículo com metodologias ativas. Foi realizado o levantamento, no site do MEC e das Escolas Médicas, das Instituições de Ensino que fazem uso destas metodologias no currículo do curso de Medicina. Após, foi enviado por meio de correio eletrônico informações do projeto, o TCLE e o questionário estruturado aos gestores dos cursos. Das 183 escolas de Medicina existentes no país, 76 declararam, nos sites não serem tradicionais, sendo identificadas, por nós, como passíveis de adotarem metodologias ativas. Das 76 instituições contatadas, 11 (14,5%) responderam ao questionário. Destas, 4 (36%) disseram não fazer uso de metodologias ativas e 7 (64%) adotam estas metodologias. O tempo de implantação do currículo com metodologia ativa variou de 1 a 14 anos e o tempo na gestão do curso, de 1 dia a 5 anos. Todos relataram ter recebido treinamento voltado à gestão de currículo em metodologias ativas. Os gestores descreveram aspectos facilitadores, dificultadores, além da resistência encontrada. Para que a aprendizagem dos futuros médicos aconteça de forma eficaz, é necessário que a gestão do curso acompanhe a inovação pedagógica, buscando ferramentas criativas e inovadoras.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Gestão de currículos
Aprendizagem baseada em problemas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5736
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria_miranda_avanzi.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)187.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.