EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5728
Tipo: Artigo
Título: BASE MICRO-CONTROLADA PARA POSICIONAR PAINÉIS FOTOVOLTÁICOS PERPENDICULARMENTE AS RAIOS DO SOL
Autor(es): MATTIA, Thiago
HERRERO, Beterson Cris Real
BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: Este projeto apresenta a proposta de um sistema para otimizar a absorção da energia fornecida pelo sol, através de um sistema de posicionamento e rastreamento automático para painéis fotovoltaicos. Com a utilização de equipamentos de baixo consumo de energia, foi possível projetar e desenvolver o sistema, de forma que o mesmo seja eficiente e econômico. Pode ser provada a eficiência do projeto de acordo com dados colhidos durante o funcionamento do protótipo, todos estes dados colhidos foram transformados em um gráfico. Através de uma simples análise do gráfico construído pode-se observar que existe uma grande diferença entre o rendimento do painel com e sem o uso do sistema de rastreamento e posicionamento.
Palavras-chave: Eficiência
Fotovoltaico
Rastreamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5728
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thiago_mattia.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)239.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.