EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5722
Tipo: Artigo
Título: SELEÇÃO DE CLONES DE ELITE DE Stevia rebaudiana (Bert.) BERTONI COM ÊNFASE NO TEOR DO REBAUDIOSÍDEO A E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE
Autor(es): MOTA, Thatiane Rodrigues
DACOME, Antônio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni é uma planta originária da América do Sul, pertencente à família Compositae, que possui princípios edulcorantes em suas folhas, caules e inflorescências. Folhas de S. rebaudiana com razão rebA/stev >1 são utilizadas como matéria prima para a produção do rebaudiosídeo A, o qual é o único adoçante de Stevia aprovado nos Estados Unidos e França. A partir de uma população geneticamente melhorada, 75 clones tiveram o teor de polifenóis totais determinados e, de 50 destes, a composição glicosídica, o teor de adoçantes totais e a razão rebA/stev foram também determinados. Os valores encontrados para polifenóis estão entre 1,22% e 6,71%, dos quais, 37 exemplares, ou seja, 47,44% das amostras analisadas apresentaram valores maiores que 4,00%, o que sugere que os mesmos podem apresentar valores expressivos de atividade antioxidante. A razão (rebA/stv) média determinada para os 50 clones foi de 3,27, caracterizando uma matéria prima de excelente qualidade para a produção do rebaudiosídeo A. Dentre os clones analisados, foram selecionados clones isentos de reb C, clones com baixíssimo teor de esteviosídeo e, ainda, clones isentos de esteviosídeos, os quais podem ser considerados clones de elite.
Palavras-chave: Esteviosídeos
Polifenóis
Razão
Rebaudiosídeos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5722
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thatiane_rodrigues_mota_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)292.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.